Relatório
de Atividade Prática
O
projeto foi aplicado em duas salas de 6ª série/7○ ano.
Inicialmente expliquei a proposta aos educandos, eles se envolveram com a proposta,
e começamos o desenvolvimento. Buscamos os conhecimentos prévios dos alunos, e
foi preciso acrescentar a existência de
seres microscópicos e a classificação dos seres vivos. Eles se mostraram muito receptivos,
o interessante, foi perceber que só precisam de incentivo para seguir adiante e
de mostrarem o quanto são capazes.
Foi
pesquisado o básico sobre as bactérias, como: o que são, características,
morfologia, estrutura, tipos de reprodução, e as doenças causadas por bactérias
Reforçamos
o que tinham dúvidas e pesquisamos sobre as bactérias, mas esbarramos na falta
de computadores com Internet na escola, e foi pedido a direção da escola permissão
para que os alunos levassem os celulares e/ou tablets para a escola a título de
pesquisa (já que é proibido o uso dos mesmos na escola), permissão concedida, e
as equipes começaram o trabalho de pesquisa, informações e imagens que
enriqueceram o conhecimento dos educandos. As equipes se articularam, na discussão
do que iria ser apresentado, e ao final do horário, houve o início do mapa conceitual
como os novos saberes aprendidos.
No
projeto inicial, foi pensado cartazes com imagens e tópicos a serem explicados,
mas os alunos se envolveram tanto com o trabalho e a produção de slides, que
não houve tempo para confecção de cartazes.
Todo
o trabalho de pesquisa foi proveitoso, e como tínhamos pouco tempo, optamos por
um slide compartilhado com todas as equipes, e cada equipe apresentou uma
parte, e as demais equipes interagiram com os que apresentavam, e todos
ganharam em conhecimento.
Foi avaliado
todo o desenvolvimento do projeto como a participação, entrosamento das
equipes, apresentação, interesse e auto avaliação pelos próprios educandos e
pela professora titular das salas. A professora afirmou que a aula ficou bem
mais interessante do que ela só falando, os educandos tiveram a oportunidade de
pesquisar e visualizar imagens, valorizando o conhecimento construído. Os educandos
gostaram da iniciativa e irão sugerir mais atividades como essa.
0 comentários:
Postar um comentário