domingo, 27 de setembro de 2015

Projeto inicial

  Plano de Aula
·         Autor e coautor:
                Autor(a):  Maria do Carmo Travassos da Silva
                  Bacurituba - MA
                Escola de Ensino Fundamental Prof. Camélia Farias Dias
                Coautor (a): Valdirene Costa Oliveira
                 Bacurituba - MA
                Escola de Ensino Fundamental Prof. Camélia Farias Dias
·         Estrutura Curricular
      Modalidade: Ensino Fundamental;
      Nível de Ensino: 7º Ano
      Componente Curricular: Ciências
       Tema: Reino Monera
·         Dados da aula:
          Bactérias e doenças causadas por elas.
·         Objetivos:
 - Reconhecimento de características comuns aos seres vivos classificados no reino Monera;
-  Identificar as bactérias que causam doenças em humanos;
-  Coletar e organizar informações sobre bactérias e parasitas;
-  Anotar e organizar resultados;
·         Duração das atividades:
  Quatro aulas de cinquenta minutos cada.
·         Conhecimentos prévios.
O educando precisará conhecer as características dos seres vivos, como metabolismo, movimentos, reatividade, crescimento, reprodução e organização, bem como  a existência de seres microscópicos e a classificação dos seres vivos.
·         Palavra-chave: Bactérias; Doenças.
·         Estratégias
- O projeto teve inicio com a escolha do tema, houveram outras sugestões,  mas em em comum acordo decidiu-se por conhecer as bactérias e as doenças causadas por elas aos seres humanos.
- No  desenvolvimento, será proposto uma palavra para que a partir dela os educandos possam demostrar o seu entendimento sobre as bactérias em estudo, em seguida, divididos em grupos pequenos, irão pesquisar sobre o tema abordado, e irão começar a elaboração de mapa conceitual com suas primeiras pesquisas, que irão fazer parte da apresentação e debate dos trabalhos pesquisados.
- Documentar e organizar em cartazes e em slides as pesquisas desenvolvidas pelos grupos, bem como as conclusões e resultados esperados pelos grupos.

·         Recursos
- Computador (com acesso a internet);
- Celulares;
- Datashow;
- Papel 40, régua, pincéis
·         Avaliação

A avaliação será processual,  com ênfase na pesquisa, debate, interesse individual de cada educando, e o aprendizado adquirido por eles.

0 comentários:

Postar um comentário