domingo, 19 de julho de 2015

Atividade 2.8

As maiores dificuldades do percurso estão em não ter com quem formar dupla de trabalho. Mas segui adiante, como não estou em sala de aula, busquei parceria com a professora titular da sala de aula, e aplicaremos um jogo, voltado para a Matemática, todo o material necessário já está produzido, só aguardando a volta das aulas para ser executado. E torcer para que a internet da escola esteja funcionando, assim teremos o jogo em dois momentos.

Atividade 2.7

Professora: Maria do Carmo Travassos da Silva
Tema: Construindo o conjunto dos divisores de um número natural.
Eixo: Matemática
Local: Escola Municipal Prof. Camélia Farias Dias
Período: Agosto/2015
 6º Ano

Objetivos

Construir retângulos com o numero de quadrados propostos;
Reconhecer o conjunto dos divisores de um numero solicitado;
Desenvolver capacidade de fazer cálculo mental.
Numero de jogadores: Toda a turma dividida em grupos de 4 alunos.

Materiais: Cerca de 50 quadradinhos medindo 2cm X 2cm para cada grupo

Modo de jogar: Cada grupo recebe cerca de 50 quadradinhos, o professor sorteia um número, por exemplo 16, 24, ou 23 e os alunos deverão construir o mãximo possível de retângulos cuja área seja o  número dito pelo professor. Depois disso, eles deverão representar, através de conjuntos, todas as possíveis medidas de diferentes bases e alturas que encontraram. Ao final, todos os grupos serão desafiados a descobrir o que os elementos de cada conjunto têm em comum com o numero proposto. Nesse jogo não é necessário termos vencedores.



Esssa é uma atividade em Matemática, que pode ser desenvolvida em sala de aula, mas buscando na internet, encontrei uma varição desse jogo on line que, melhora e muito essa atividade.

www.rpedu.pintoricardo.com/jogos/Mult_Div/mult_divisores_2.html

Facilita bastante o aprendizado

sexta-feira, 10 de julho de 2015



Atividade 2.5 

Reflexões sobre hipertextos 
Após assistir ao vídeo, que tal registrar algumas reflexões? 
Vídeo Hipertextualidad, de Alejandra Bertolaccini (http:// www.youtube.com) 
• Quais são os elementos presentes no hipertexto que não eram encontrados no texto? 
• Quais os elementos que mudam os processos de leitura e de escrita? 
• Como essas mudanças afetam o modo como ensinamos e aprendemos?
 


O vídeo mostra que o hipertexto é formado por links, permitindo que a informação seja ampliada, pois não seguem uma sequência linear, mas são organizadas para criar novos caminhos, assim, temos a possibilidade de criar e recriar vários caminhos de leitura, que mudam os processos de leitura e de escrita, as animações e os efeitos visuais suscitam mudanças significativas na forma como ensinamos e aprendemos. 


Atividade 2.4


Conceituando hipertexto individualmente
Elaborar, com suas próprias palavras, uma conceituação sucinta sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora.
Você pode se embasar nas várias páginas que você leu neste material impresso, alguns trechos sucintos e claros que, em sua opinião, expressam, de forma objetiva, o que é um hipertexto. Busque as orientações no Ambiente Virtual ou com o seu formador sobre qual a forma você pode desenvolver essa atividade.



O hipertexto  refere-se ao texto de formato digital, no qual são colocadas novas informações que se expandem através de links, podendo ser outros textos, significado de palavras, sons, imagens, entre outros, ou seja, é uma forma de sair de um texto, entrar em outro link sem sair do texto, buscando aprofundar, entender melhor o texto em estudo.


Atividade 2.2

Navegação em busca do conceito de hipertexto.

Fazer uma pesquisa na Internet sobre o conceito de hipertexto. Acessar a página do Google e iniciar a busca com a chave “o que é hipertexto?”. Observar quantas páginas foram listadas e o que isso pode indicar.


Ao acessar o Google na busca de "o que é hipertexto?", há aproximadamente 370.000 resultados em textos e vídeos explicando o hipertexto. Depois de ler algumas páginas, percebo que esses resultados, servem para que os interessados em conhecer o tema abordado, leiam, comparem e analisem a importância da informação oferecida, e, a partir daí formulem seus próprios conceitos. Ao clicar nos links, surgem novas informações, e não é difícil voltar ao início do texto, acredito que a compreensão do hipertexto foi satisfatória.

Atividade 2.1

Navegação em hipertexto

Navegar livremente no site do Portal do Professor mantido pelo MEC e, em seguida, realizar uma discussão com todo o grupo a fim de socializar elementos interessantes encontrados por cada um no caminho percorrido.
Para contribuir, na socialização e discussão é interessante compartilhar sobre as sensações e impressões obtidas ao navegar livremente pelo site, e se isso contribuiu ou não para o seu aprendizado.

Navegando no Portal do Professor noto a riqueza de conhecimento disponível a ser compartilhado com quem se dispões a acessá-lo. Muito organizado, de forma objetiva com Espaço Aula, Jornal, Multimídia, entre outros, todos muito interessantes. Em caso de duvidas em como navegar no Portal, ele ainda apresenta um tutorial, não há como se perder, mas há com se encontrar uma uma nova forma de enriquecer as aulas, tornando-as mais atrativas e interessante, para os que ensinam e aprendem.

Já estamos no segundo módulo, segundo encontro presencial, em 23 de junho de 2015, muito interessante e importante, conhecer e compreender texto, hipertexto e hipermídia. 
Coragem companheiros... venceremos.


Atividade 1.7

Escrever uma auto-avaliação e uma avaliação do curso.

Auto-avaliando minha participação no curso, posso afirmar que até aqui está sendo regular. Não consegui fazer uma das atividades propostas (1.6), mas me esforcei no desenvolvimento das demais, pretendo melhorar as datas das minhas postagens.

Quanto a aprendizagem, está sendo muito significativa, a abordagem é clara e objetiva, o conteúdo é interessante. Destaco o desafio em transformar informação em conhecimento, utilizando as mídias nas escolas e a importância da qualificação do professor.


O ambiente virtual é de fácil acesso, o que dificulta, em algumas vezes é a internet que fica muito lenta, dificultando o acesso a ele.

Atividade 1.5


Fazer uma reflexão sobre o papel do professor diante das mídias digitais. Registrar suas reflexões e aprendizagens.


Diante das mídias digitais o professor tem uma função muito importante: direcionar o aluno na transformação da informação em conhecimento.
Os alunos estão cercados de todo tipo de informação vindos das mídias digitais, o professor precisa acompanhar essas informações se qualificando, aprendendo a aprender e assumindo o papel e assumindo o papel de mediador de aprendizagem na busca pelo conhecimento.
No entanto, em nossa realidade ainda existem muitos professores que precisam ter intimidade com as mídias, precisam transformar o espaço escolar em algo produtivo e significativa, utilizar os recursos tecnológicos disponíveis na escrita.

Toda aprendizagem é válida, e ao compreender e perceber a importância das mídias voltadas para o processo educativo, adquirimos mais conhecimentos, e assim seremos capazes de sermos facilitadores da aprendizagem.

Atividade 1.4 

Fazer uma pesquisa das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizadas pelos professores e de que forma isso vem acontecendo. Analisar também, se as tecnologias estão sendo utilizadas para apoiar práticas tradicionais, ou se potencializam a produção ou modificação de propostas pedagógicas


 —Pesquisa realizada em três escolas, sendo uma estadual e duas municipais. Foram entrevistados, dezessete professores, destes, somente três utilizam as tecnologias (TV, DVD, Computador) existentes na escola.

 —Na Escola Camélia Farias Dias, na rede municipal há três professores que utilizam TV, DVD e Datashow, assistem com seus alunos vídeos educativos, documentários e analisam as situações observadas, para enriquecer suas aulas. Utilizam computadores ligados a internet, para realizarem pesquisas, mas não fazem a conexão entre a informação e o conhecimento.

 Acredito que as tecnologias existentes nas escolas não estão sendo utilizadas para fortalecer a prática pedagógica, há a necessidade da busca do conhecimento e da aplicação desse conhecimento a favor da educação.


Atividade 1.3
Assistir a um vídeo com antevista sobre o tema educação e tecnologia e registrar a próprias reflexão.

A intensidade de informações e a necessidade de conhecimento em todas as áreas, em todas as atividade, aumenta mais e mais com o uso das tecnologias. A educação precisa ser repensada pela escola, tida como lecionadora e transformadora em articuladora e organizadora de conhecimentos.

O espaço do conhecimento é amplo e a escola necessita relacionar e organizar as informações significativas, mas tanto a escola como professores precisam ter acesso a informação, estruturando a metodologia, de forma mais abrangente, que possa envolver educação e trabalho, disponível a todos, em todas as faixas etárias.


ATIVIDADE 1.2     


(Fórum)

Quem sou eu como professor e aprendiz?


Vivenciamos a era da tecnologia e da informação. No entanto, o professor precisa se atualizar cada vez mais, conhecer mídias e utilizá-las no processo de ensino aprendizagem, de forma significativa e prazerosa para educando e educador.
O educador comprometido com seus educandos estará sempre voltado para o processo do conhecimento, ampliando seus horizontes, lendo, se informando, participando de formações continuadas, compartilhando o saber, compreendendo o erro como parte da aprendizagem, aprendendo a aprender a todo momento.
Nos dias atuais, há a necessidade de atualização, de mais conhecimento, de mais informação.
Fomos alunos em uma época bem diferente da atual... Não tivemos acesso nem a uma calculadora, atualmente, alguns de nossos alunos  manuseiam as tecnologias melhor que muitos professores que não conseguem nem ligar um computador. Sei que parece absurdo, mas ainda há educadores que se recusam a utilizar as tecnologias, não por não quererem, mas por não saberem e por não terem vontade própria em aprimorarem seus conhecimentos.
Não é facil ser professor nos dias atuais, os desafios são muitos, são novos tempos, novas práticas a serem revistas e atualizadas, o aprendizado é incessante e a força de vontade em aprender, deve ser maior que as necessidades enfrentadas
Atividade 1.1

      Reflexões iniciais a cerca do novo cenário de mudanças da sociedade atual e sobre as consequências e novas demandas para o sistema educacional

 A tecnologia da informação apresenta-se como uma nova cultura de aprendizagem, em que requer uma nova alfabetização, maiores capacidades para compreender a nova fonte de informação, que continua se apresentando escrita, mas não impressa, mas é necessário considerar a própria observação crítica sobre a informação.

A escola não pode mais ser vista como a única ou principal fonte de informação, pois a flexibilidade do conhecimento permite que o aluno busque novas fontes de informação, e a escola precisa dar sentido a essa informação, capacitando-os para que transforme a informação em conhecimento ordenado, de forma democrática e critica.


A nova cultura da aprendizagem, requer mudança de pensamento do professor, ao se conscientizar que ele é uma aprendiz, e necessita repensar a sua forma de ensinar, investindo no seu conhecimento, se aperfeiçoar, lidar com a informação e aprender a se relacionar com conhecimento.

ATIVIDADE C

Levando em conta que o professor-tutor é o mediador didático pedagógico do conhecimento, discuta com seus colegas qual seria a sua principal atribuição durante o desenvolvimento das atividades de um curso à distância?


O professor-tutor é um mediador pedagógico, e deve ser alguém capaz de se comunicar com o aluno, criar situações que favoreça a sua aprendizagem, através de fórum, e-mail, material de apoio, entre outros, compreendendo a dinâmica da Educação a Distância, motivando, impulsionando o aluno na busca de seus objetivos. As dificuldades existirão, mas o tutor será o incentivador para que o aluno não desista, e seja capaz de concluir com êxito seus estudos.
Atividade B - Portifólio

Mídia Impressa

Na Educação a Distância,  diferentemente da forma presencial, o professor não está sempre presente com o estudante, o que poderia dificultar sua aprendizagem. No entanto, existem mídias que aproximam o professor e o aluno na modalidade EaD, cada uma com sua importância, e funções diferenciadas, mas com o mesmo intuito: favorecer uma educação de qualidade aos que ensinam e aos que aprendem. Dentre as diferentes mídias utilizadas no processo educativo, destaco a mídia impressa.

A mídia impressa destinada aos cursos em EaD é o instrumento para o diálogo entre o professor, o aluno e o conhecimento. No entanto, os textos precisam manter coerência, de forma que o aluno possa compreendê-lo, emitir sua opinião própria e reformular seus conceitos a cerca do tema proposto.

Com objetividade e linguagem clara dos textos impressos, o aluno tem a facilidade de levá-los  a todos os lugares e, ao seu tempo, fazer as leituras que irão fortalecer seu aprendizado e aprimorar seus conhecimentos.

Logo, a mídia impressa é de fundamental importância para a modalidade de ensino educação a distância, pois proporciona autonomia e responsabilidade do estudante.




ATIVIDADE A

(Fórum)

Discutindo conceito de EaD.


A Educação a Distância visa o comprometimento do estudante com seus estudos, de forma que o próprio aluno organiza seu tempo e local de estudos. O aluno acompanha a matéria através de mídias, e cumpre atividades em tempo estabelecido pelos professores e tutores.

Olá pessoal!!!


TIC - 2015

O primeiro encontro presencial do Curso TIC 2015, aconteceu em 18 de maio de 2015, a vontade de conhecer mais, ampliar os meus conhecimentos sobre o tema e poder aplica-los, e muito boa. Os desafios são muitos, mas é necessário perseverar para vencer.