quarta-feira, 26 de agosto de 2015



Atividade 2.10
*      Descrição do Projeto e característica da turma

Tema: Construindo o conjunto dos múltiplos e divisores de um número natural.
Eixo: Matemática
Local: Escola Municipal Prof. Camélia Farias Dias
Período: de 12 a 14 de agosto/2015 (na escola)
Tempo: 2 horários de aulas (50 minutos cada)
Turma: 6º Ano A                               Turno:  Matutino.   
Participaram da atividade: 28 alunos, o professor titular da turma, o Sr. Edilson de Jesus Pinheiro Pestana e a cursista Maria do Carmo Travassos da Silva.

Objetivos
ü  Construir retângulos com o número de quadrados propostos;
ü  Reconhecer o conjunto dos divisores de um numero solicitado;
ü  Desenvolver capacidade de fazer cálculo mental.
ü  Número de jogadores: Toda a turma dividida em grupos de 4 alunos.

Materiais:
ü  Cerca de 50 quadradinhos medindo 2cm X 2cm para cada grupo, confeccionado com cartolina;
ü  Régua, lápis, tesoura, cartolina;
ü  Computadores conectados à internet;

*      Descrição do desenvolvimento.
Primeiro momento: Na sala de aula.
A turma do 6º Ano, composta de 33 alunos, mas haviam 28 presentes.
Durante a apresentação, envolvi os alunos com a atividade, expliquei o que faríamos e pedi a colaboração da turma, os educandos demostraram interesse na atividade.   Daí, foram formadas sete equipes de trabalho, com quatro alunos em cada equipe, com a ajuda do professor, distribui o material do jogo, e deu-se início a atividade.
  






        



    

               

     

No segundo momento, fomos ao laboratório de informática com sete equipes e três computadores conectados, organizamos de forma que três equipes jogassem, e os outros alunos observassem o desenvolvimento dos colegas. Os que jogavam, se perdessem, davam lugar para próxima equipe, e foi muito interessante, as equipes que perderam, e deram espaço para outa equipe, se juntaram e respondiam juntos, partilharam o conhecimento. Das sete equipes, quatro conseguiram atingir o objetivo desejado, as outras três equipes apresentarem dificuldade e foram auxiliados pelos membros das outras equipes.



   





      

Ao término da atividade, fizemos uma avaliação dos dois momentos: sala de aula e sala de computação. Os educandos disseram que a atividade foi boa, mas faltam computadores para todos, aprenderam com as duas formas da atividade apresentadas, mas no computador, a atenção tem que ser maior, aprenderam e garantem que não esquecerão, pois foi um momento de aprendizado fácil. Afirmaram que nunca foram na sala de computação, a não ser para pesquisa e nem há constância nas pesquisas.

Conclusões:
Ao aplicar a atividade em dois momentos e obter dos educandos uma boa aceitação e perceber a assimilação do conteúdo de forma objetiva, faz com que ela se torne importante de tal forma, que pode ser revista e aplicada em outros momentos em sala de aula, e com outros temas, almejando o melhor aprendizado para o educando.

Bibliografia
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática. 5ª a 8ª série, 1ª Ed. São Paulo: Rêspel, 2003, pag. 45.


0 comentários:

Postar um comentário